Como aconteceu muitas vezes na viagem, o destino brincou com significados. Encerramos nossa viagem na Páscoa. Uma fase se encerra e outra renasce.
Assim como Jesus, renascemos marcados, mas não com pregos e espinhos, mas com gratidão e alegria.
Depois de visitar tantos lugares e povos, aprendemos que o que realmente importa são as pessoas e não as paisagens. No final de tudo, o que sempre importa, aonde quer que estejamos são a família e os amigos. O resto todo é passageiro. As crenças de cada povo moldam os países para melhor ou pior. Por isso, é importante sonhar para mudar sua vida, mas sonhar coletivamente pode mudar uma nação. Hoje, depois de realizar o maior dos nossos sonhos, podemos dizer que sonhar é maravilhoso, mas realiza-los é ainda melhor; o ciclo virtuoso: sonhar, planejar e realizar!
Aprendemos a cuidar um do outro, a ceder e a rir da gente mesmo. Nosso amor cresceu tanto, que não conseguimos mais viver um sem o outro, deu em casamento! Juntos percebemos a alegria nas pequenas coisas, como um banho quente, um quarto limpo e uma comida gostosa. Que falta tudo isso nos fez algumas vezes. Rs.... E quantas vezes um sorriso venceu medos, raivas e dificuldades. Aliás, o sorriso é a única linguagem universal que conhecemos, além claro, das caras bravas e tapas na mesa. Rs...
Em meio a tantas culturas diferentes acabamos por compreender que existem muitas formas de caminhar pela vida. O sucesso talvez possa ser medido em risadas, nos amigos que se têm, na família que cultiva, ou para resumir, na felicidade que se tem. E não existe parâmetro mais pessoal que a felicidade, talvez existam quase 6 bilhões de maneiras diferentes de ser feliz... sem preconceitos, sem julgamentos....
E por falar em felicidade, queremos agradecer aos amigos que encontramos e fizemos pelo caminho, todos tornaram nossa viagem melhor e inesquecível. Todos trouxeram alegria e ensinamentos pra nós. E obrigado a todos que se comunicaram conosco neste ano. Vocês não imaginam nossa alegria a cada mensagem que recebíamos, às vezes no meio do nada e ao lado dos amigos virtuais. Obrigado!
É difícil avaliar a magnitude da nossa mudança, mas achamos que voltamos mais simples e mais felizes, cheios de saudades e gratidão. Queremos rever todos vocês do Brasil e todos que moram por este mundão!
Obrigado!Obrigado!Obrigado!